domingo, 29 de agosto de 2010

Onde há fumaça há fogo

O Greenpeace sobrevoou e registrou queimadas na Amazônia que não poupam nem mesmo áreas protegidas. “As condições de voo são precárias. A visibilidade está muito reduzida e é difícil controlar o avião”, avisava o piloto pelo rádio, na última quinta-feira. Sobrevoando a Floresta Nacional do Jamanxim, área protegida por lei no Pará, uma equipe do Greenpeace constatou o que os satélites já diziam: o local era pura fumaça. Há pelo menos um mês entre as dez unidades de conservação que mais queimam, a Flona do Jamanxim é uma faísca do que está acontecendo pela Amazônia nessa época.



A verdadeira extensão do problema



Neste mês, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, da sigla em inglês) lançou seu relatório sobre os impactos do vazamento de óleo do Golfo do México, afirmando que pelo menos 50% do óleo está completamente fora do sistema e apenas 26% do petróleo continua levando risco às águas do Golfo do México.O tom do informe, mantido por alguns grandes jornais nacionais e internacionais soou estranho ao Greenpeace, que questionou a informação. Dito e feito. Na última semana, dois novos relatórios, um da Universidade da Geórgia (UGA) e outro da Universidade do Sul da Flórida (USF), mostraram que a realidade é um tanto diferente do que estava sendo dito. Saiba mais.

Devolução de terras É o "início do fim da grilagem”, declarou Felício Pontes, procurador do Ministério Público do Pará, sobre recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de anular mais de cinco mil registros imobiliários e matrículas consideradas irregulares no Pará. A medida devolve ao estado terras que deveriam ser preservadas. Depois de três anos cruzando informações do período entre 1934 e 1988, uma comissão de combate à grilagem, força-tarefa criada para passar a limpo a situação fundiária do estado, constatou o tamanho da farra dos títulos ilegais. Saiba mais.




Siga as dicas e ajude com pequenas atitudes a salvar o planeta. Confira o que você pode fazer no seu dia-a-dia:

1-Dê preferência aos meios coletivos de transporte como ônibus e metrô, vá a pé ou de bicicleta.

2-Ofereça e pegue carona incentive seus vizinhos, colegas de trabalho e amigos a fazerem o mesmo.

3-Exerça sua cidadania, exigindo transporte público de qualidade e incentive o uso de combustíveis de fontes renováveis.

0 comentários:

[Fechar]
Deputado Estadual Regis Vinas (Durval) 43.333
Presidente Marina Silva

Qual Seu Candidato a Presidência

Visitas

Contador de visitas

Seguidores

Online

Visitantes Online